-
Arquitetos: Canoa Arquitetura, Pedro Del Guerra
- Área: 82 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafaela Netto
-
Fabricantes: AutoCAD, Concresteel, Deca, Fórmica, La Fonte, Marcenaria Baraúna, Mister Led, Moble, Mola Design, Pau Pau, Pedras Sabará, Portobello, Prima Metalúrgica, Punto e Filo, REKA, Ralo Linear, Selvvva, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. O partido para o projeto do Apartamento João Moura teve origem em uma demanda específica da cliente: vinda de um imóvel significativamente maior, ela necessitaria de bastante espaço de depósito para pertences variados.
O novo apartamento, localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, possuía 82m² e dispunha de planta alongada, porém compartimentada por reformas anteriores. Propôs-se assim uma longa linha de armários, um elemento contínuo que se desdobra pelos ambientes, servindo-os de acordo com cada necessidade e assumindo as dimensões adequadas aos variados utensílios a serem acondicionados. Este grande objeto cumpre a função de vedo e passa então a conformar os espaços solicitados pelo programa de necessidades – dormitório, escritório, salas de estar e jantar – privilegiando aqueles destinados ao convívio; serve ainda como suporte para iluminação indireta nestes cômodos.
A cozinha recebeu também especial atenção, de modo que atendesse à solicitação por espaço de armários bem como oferecesse melhor funcionalidade e conforto; além de ampliada a área de bancada, foi proposta ali uma pequena mesa para refeições e apoio. Adjacente à cozinha, a área de serviço foi acrescida com a retirada do pequeno sanitário de serviço e recebeu como divisória caixilharia em perfis de aço tipo ‘cadeirinha’.
O projeto fez uso conciso de materiais. A marcenaria de todo apartamento foi realizada em compensado naval com aplicação externa de fórmica. Áreas molhadas receberam revestimento em piso e paredes de placas cimentícias, enquanto os demais ambientes se conectam por um piso único de madeira cumaru.